quinta-feira, 10 de junho de 2010

Descrição de actividade-«A Poesia está no ar»

 De acordo com a utilização e optimização das ferramentas digitais na produção e aplicação de conhecimentos de Língua Portuguesa, procurei no meu blogue, privilegiar a abordagem da poesia.
Desta forma, solicitei numa turma de sétimo ano, aos alunos, a definição absolutamente espontânea de poesia. Os discentes foram dando diversas definições que anotei, tendo-as posteriormente apresentado sob a forma de um texto figurativo recorrendo, para tal, à ferramenta wordle.
De seguida, propus aos alunos que produzissem poemas sobre temas preferidos e até sobre a própria poesia e que os ilustrassem. O resultado deste trabalho, que me surpreendeu pela positiva, foi publicado sob a forma de Escrita Criativa, através de outra ferramenta digital, o calaméo.
Por último, e após a produção dos textos poéticos e a análise de outros poemas, como por exemplo, «Lágrima de Preta» de António Gedeão com a pré vizualização do vídeo do you tube e a realização da respectiva ficha de análise (scribd); elaborou-se um mapa de ideias, através da ferramenta bubbl.us, sobre o texto poético e suas características, em que os alunos de uma forma não muito sistemática, mas reflexiva, foram enumerando as características fundamentais deste tipo de texto.

Conteúdos e competências de Língua Portuguesa:
O texto poético-características do texto poético;escrita criativa, apropriação de modelos de escrita; ler e interpretar textos poéticos; percepção da linguagem poética, recursos expressivos e figuras de estilo.
Competências digitais, literacia tecnológica
Recursos: blogue, calaméo, scribd, wordle, you tube, bubbl.us

Sem comentários: